quinta-feira, 30 de junho de 2011

Menos copos, mais água


      Um pequeno disparate ambiental era cometido todos os dias na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), sob o olhar da comunidade acadêmica.
      Ao final das refeições, funcionários do restaurante universitário descartavam 2,5 mil copos plásticos utilizados por professores, estudantes e técnicos. Em uma semana, consumia-se, e jogava-se fora, 12,5 mil copinhos. O ataque ao bom senso encerrou-se em maio passado, quando a direção da universidade decidiu substituí-los por canecas de alumínio.
      Chefe da Divisão de Alimentação, Alojamento e Transporte da Furg, João Carlos Ferreira conta que a pequena montanha diária de copos no lixo causava desconforto:
      - Achamos que seria melhor usar copos de alumínio, que não quebram.
      O próximo passo, adianta Ferreira, será abolir os invólucros plásticos que protegem os talheres.
      - É uma exigência da vigilância sanitária, mas estamos discutindo e buscando alternativas - avisa.
      Sem a necessidade de comprar os descartáveis, o dinheiro economizado - cerca de R$ 2,2 mil por mês - permitiu a contratação de mais um empregado.
      - Temos uma nova funcionária para auxiliar na limpeza. É bem bacana - diz Alessandro Vernier, gerente geral da Kativar Refeições, que fornece a alimentação para a Furg.
      A substituição não eliminou por completo os danos ambientais. E nem poderia. Se copos feitos à base de petróleo deixaram de ser consumidos, os novos copos necessitam de limpeza. Resultado óbvio: aumentou o consumo de água e detergente.
      - Usamos 30 litros a mais de água por dia e meio litro de detergente. Não chega a ser algo muito expressivo - pondera Vernier.
      Para Carlos Eduardo Nunes da Costa, estudante de Geografia e coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a decisão da Furg repercute em todo campus:
      - Provocou uma maior conscientização na universidade. Era uma reivindicação antiga do DCE.
COMENTÁRIO>> A direção da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) percebeu que estavam usando e descartando muitos copos de plástico. E isso acaba prejudicando muito o meio ambiente, porque em uma semana, consumia-se, e jogava-se fora, 12,5 mil copos. Então, trocaram os copinhos por canecas de alumínio no restaurante da universidade. Esse ato de resolver um problema que afeta todos nós com uma atitude simples, mas eficaz, todos nós devíamos ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário